sexta-feira, 21 de novembro de 2014

2º ANO VISITA MUSEU DO IMIGRANTE

Na sexta-feira, dia 14 de novembro, a turma do 2º ano visitou o Museu do Imigrante como uma aula prática de história, comparando as condições de moradias de diferentes épocas, os diferentes estilos de casa, como era a vida das pessoas antigamente e saber a importância de Carl Weege para a cidade e também como aula de geografia, identificando o caminho da escola e já que a escola fica próxima do museu, ele é um ponto de referência para a mesma.
Durante a visita, receberam orientações e explicações da Guia do local. Perceberam o quanto era difícil a vida desses colonizadores que chegaram ali em 1868, também o quanto pioneira foi a família Weege para o município. Gostaram muito de ver sobre como desmontavam e montavam em outro lugar as casas enxaimel . Se admiraram  com a lousa que era usada pelos alunos na escola antigamente, que antes de apagar a lousa que anotavam os conteúdos, precisavam estudar e aprender o que estava nela, não havia cadernos como existe atualmente, acharam difícil essa forma de aprender. Sentiram falta de eletrodomésticos da atualidade como televisores, computadores , vídeo game e geladeira. Admiraram-se com o uso do penico dentro dos quartos e o banheiro fora da casa. Conheceram a atafona de milho, moenda de açúcar, alguns reconheceram, já que ainda há avós que possuem esses instrumentos em suas residências na localidade de Pomerode Fundos. Sentiram como é uma cama como colchão de palha e tiveram dificuldade de adivinhar porque o ferro de passar não tinha fio elétrico para ligar na tomada, já que eles nasceram em uma época que existe energia elétrica e muitas outras coisas que não havia naquela época!

Para encerrar, fizeram um piquenique e ao voltar para a sala, fizeram um pequeno texto coletivo sobre as curiosidades que aprenderam com a visita.









Nenhum comentário:

Postar um comentário