Projetos

JP Escola

Toda segunda-feira no período vespertino, acontece na escola, sob orientação do Professor Fabiano Pradié D’ Oliveira e da Professora Taira Franciele Skerke, o Projeto JP Escola, que forma leitores críticos e personagens participantes na formação e elaboração da mídia local.


Xadrez

A Atendente de Biblioteca Joseane E. D. Maske desenvolve o Clube de Xadrez, um projeto educacional que envolve estímulos às habilidades e competências lógicas, desde o ano de 2006, ou seja, está em seu sexto ano de existência. As atividades deste projeto ocorrem semanalmente, nas tardes de segunda feira, no espaço de nossa biblioteca. Além da prática do esporte de Xadrez, os alunos participam de jogos e passatempos educativos, além de exercícios de raciocínio e lógica matemática.

Inclusão Digital

O professor Fabiano Pradié D’ Oliveira desenvolve com os alunos dos Anos Finais da Educação Fundamental, conceitos de informática ( Hardware- montagem de Data Show, troca de peças, etc. e Software – internet, editor de textos, planilha eletrônica, apresentação multimídia,etc.), responsabilidade e liderança através da monitoria no laboratório de informática, realização de fotocópias e participação no desenvolvimento do blog. Os alunos são divididos por turma. Sendo do que, o nível 1 faz o curso na quarta-feira e o nível 2 na sexta-feira. A monitoria ocorre todos os dias da semana no período vespertino.

Multiplicadores da Prevenção ao uso de drogas na Escola

Criado em 1998, o grupo é formado por alunos dos Anos Finais da Educação Fundamental, com um encontro semanal, toda terça-feira das 13h45 às 14h30. Sob a orientação do Professor Fabiano Pradié D’Oliveira e da Professora Vanessa Kohls, os alunos desenvolvem uma liderança que saiba valorizar a vida, conhecendo a importância do respeito ao próximo, ao corpo, ao esporte, à cultura, à arte, etc..
 

Artesanato

A Professora de Língua Inglesa Elisiana Weck, coordena as aulas de artesanato. É um projeto que desenvolve a criatividade, coordenação e concentração. Esse projeto já está no sexto ano de existência e atende os alunos no seu contra turno, ou seja, toda 4ª feira de tarde, na sala de ciências, ou no refeitório da escola. Os alunos usam sementes, cascas, folhas, ou seja, tudo que encontram na natureza é utilizado e transformado em arte.

Eletrônica

O Professor de ciências, Marcos V. Wegher desenvolve toda quarta-feira, no período vespertino, atividades que envolvem eletrônica e robótica com alunos dos Anos Finais da Educação Fundamental.


Projeto Ballet Cultura

As aulas de balé acontecem toda 5ª feira pela manhã. As crianças são orientadas pela Professora Andréa e as aulas acontecem no salão da Igreja, que fica próxima a escola. O balé desenvolve a sociabilidade, encoraja a disciplina física, o controle e o conhecimento do corpo, inspira um senso de confiança física e mental, além de estimular o gosto pelas artes cênicas.
 

Treinamento Desportivo


Os alunos recebem, no contra turno, mais precisamente toda 3ª, 4ª e 5ª feira, treinamento de vôlei, handebol, tênis de mesa, atletismo e punhobol com os Professores de Educação Física Erick Loth e Maristela Siewert . Nesse projeto o aluno é preparado para competições esportivas e também para uma vida mais saudável.

Psicólogo 

O Psicólogo Thiago Cardoso orienta alunos e pais em relação às dificuldades de aprendizagem e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudante. A orientação psicológica implica em ações de aconselhamento em função das necessidades específicas do desenvolvimento do educando. Contamos com a presença do psicólogo somente às 2ª feira.

Reforço Pedagógico e Projeto de Diferentes Rítmos de Aprendizagem

Como toda escola, contamos com alunos com diferentes ritmos de aprendizagem. Para isso, temos um Projeto de Diferentes Ritmos de Aprendizagem, sob a orientação da Professora Rosiara F. N. Andrade. Atende crianças, no contra turno, semanalmente, 4ª e 5ª feira para orientá-los, e assim, a seu tempo construir e ampliar seu conhecimento. A escola conta ainda, com o Reforço Pedagógico que acontece semanalmente na 3ª e 6ª feira, no contra turno, sob a orientação da Orientadora Educacional Mariléia Dallmann de Almeida, que auxilia alunos com dificuldade de aprendizagem.

Psicopedagoga

O psicopedagoga Cátia está na escola toda 3ª feira pela manhã e trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas, orientando pais e professores, estabelecendo contato com outros profissionais das áreas psicológica, psicomotora,. fonoaudiológica e educacional, pois tais dificuldades são multifatoriais em sua origem e, muitas vezes, no seu tratamento.