Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

A fúria da natureza

No dia 26 de janeiro deste ano, nossa escola, a E. E. B. M. Professor Vidal Ferreira, foi vítima de grande enxurrada, provocada pelas fortes chuvas que ocorreram na região de Pomerode Fundos.
No dia seguinte à enxurrada, quando saí para ver os estragos, não quis acreditar em tamanha destruição! Quando vi a escola em que estudo daquele jeito, notei que ela precisaria de muita ajuda, pois, na semana seguinte começariam as aulas.
A fúria da água foi capaz de arrancar a cerca da escola, molhar os arquivos dos alunos que se encontravam na secretaria. Foram perdidos os computadores da secretaria, direção e orientação. Além disso, os microscópios que a escola recebeu em 2009. A altura da água chegou a 1,68m.
Fiz algumas perguntas para o seu Osmar, dona Fátima e dona Dóris que trabalham na escola.
Perguntei a eles como se sentiram ao ver a escola daquele jeito:
“Fiquei muito triste!” respondeu seu Osmar.
 “Senti muita tristeza ao ver a nossa escola tão bonita ficar daquele jeito”, lamentou nossa diretora Dona Dóris. Já Dona Fátima, nossa querida merendeira comentou: “Fiquei desanimada porque nunca tinha visto isso”.
Também questionei a essas pessoas como foi o trabalho de limpeza.
 “Foi muito difícil, tinha muita lama, mas por fim conseguimos colocar todas as coisas no seu devido lugar”, é o que disse o Seu Osmar. Para Dona Fátima: “Foi muito difícil”.
“Foram semanas de muito trabalho”, é o que afirmou Dona Dóris.
No refeitório, as mesas e os bancos foram arrastados. Os maiores estragos ocorreram na cozinha onde foram perdidos a geladeira, o fogão, o freezer cheio de carne, alimentos, panos de prato, toalhas e muitas outras coisas.
O trabalho voluntário da comunidade, funcionários de diversas escolas e creches juntamente com funcionários da Secretaria da Educação, trabalharam sem medir esforços. Deixaram a escola limpa e organizada.
Graças a essas pessoas, que ajudaram a escola, pudemos voltar às atividades normais. O esforço foi grande! Valeu a pena! Gostaríamos de agradecer pelo trabalho voluntário que essas pessoas realizaram. Parabéns pelo gesto de amparo que nos ofereceram! Mais uma vez, a natureza provou que é mais forte.  Que as pessoas se fortalecem  ajudando umas às outras!
Jornalista mirim: Fábio Kühl
Fotos do pátio da escola:

Fotos da cozinha:

Foto da secretaria:
Fotos da sala da diretora:
Foto da sala da orientadora:
Fotos da sala dos professores:

Foto da sala da 8ª série do Ensino Fundamental e do 6º ano do Ensino Fundamental
Foto do refeitório da escola: