quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Estudando os órgãos do corpo humano

As aulas de Ciências sempre são interessantes, pois são recheadas de novidades que são na maioria das vezes do interesse dos alunos. Assim, não dá para deixar de relatar uma aula especialmente interessante que o Professor Marcos V. Wegher nos presenteou. Nossa turma da 7ª série aguarda com alegria as novidades que o professor geralmente nos traz.
            
Em uma das aulas de Ciências, assim que nosso professor entrou na sala, após o seu bom dia, comunicou-nos que havia planejado uma aula sobre o corpo humano. Professor Marcos disse que a aula seria uma mistura de teoria com a prática. Em poucos minutos os bonecos de estudo do corpo humano (torso humano) estavam na sala de aula e sob a orientação do mestre, a turma foi dividida em cinco equipes. Abrimos nossos livros de Ciências para a pesquisa e mãos à obra.

O professor orientava cada equipe e dava explicações à parte quando as dúvidas surgiam. Trabalhamos bastante, aprendemos muito! É importante sabermos a localização e o funcionamento de cada órgão que compõe nosso corpo. Alguns colegas brincavam dizendo que nós parecíamos uma equipe médica abrindo um corpo para verificar os órgãos de algum paciente.

Acredito que não haja muitas pessoas que tiveram a oportunidade de pegar um coração na mão, os pulmões ou outro órgão, mesmo que seja de acrílico ou fibra de vidro. Nossa turma pode dizer que teve a oportunidade de estudar como se estivesse estudando medicina. Foram muitas as discussões no grupo até acharmos o local certo dos órgãos no corpo do boneco. No final da atividade o professor solicitou que cada aluno fizesse um relato daquilo que observou e analisou com a atividade.

O que mais gostamos é de ter aulas dinâmicas, pois aprendemos sem muito esforço e a aula não se torna pesada. O diálogo, a pesquisa e a explanação que o professor Marcos sempre nos proporciona nos faz muito bem, pois nos faz gostar ainda mais da disciplina.
Jornalista-mirim Laíssa Weiss