quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A vida sofrida de um povo numa visão intercultural

Numa manhã, o professor de História João Altair S. dos Santos iniciou a aula comentando o seguinte: O tema que abordaremos hoje trata da cultura afro numa visão intercultural.” A turma prestou atenção às palavras do professor, aguardando mais informações sobre o assunto.

Assim, o professor nos colocou o sentido de compreender todo um costume desse povo, o jeito de ser, de fazer e que deveriam ser respeitados pois se tratava da cultura deles. Após a abordagem teórica fomos para a prática. O desafio sugerido pelo professor João foi de reaproveitamento de material, neste caso de retalhos de tecidos que tivéssemos em casa para a confecção de situações históricas relacionadas à escravidão como: senzala, a plantação de cana de açúcar, a construção da rota escravocrata e diversas outras ideias, tudo feito com os retalhos de tecidos que conseguíssemos.

O estudo desse tema foi importante para nós, pois hoje sabemos que a escravidão aconteceu em todo o continente africano. E sabemos que até hoje as lutas são grandes e sofridas para esse povo que deseja uma coisa apenas: ser respeitado.

Jornalista Mirim: Fábio