Coordenados pela professora de português Taira Franciele Skerke, os alunos da 8ª série iniciaram os estudos do gênero “Cartão postal”. Durante as aulas, aprendemos o que é um cartão, como ele é utilizado e enviado.
Em uma quinta-feira à tarde, depois de algumas aulas estudando o assunto, realizamos uma visita ao Correio para que eles pudessem nos explicar mais sobre o cartão postal, suas características além do funcionamento dessa empresa. Depois da explicação, todos os alunos selaram e postaram seus cartões postais.
"Dizer obrigada, surpreender e escrever. Tudo isso estudando um gênero que sempre gostamos de receber. A exploração das características e escrita do gênero cartão postal objetivava isto: depois de tantos anos na escola, com certeza se tem algo a dizer para aqueles que fizeram parte dessa caminhada, que então foi escrito e enviado pelos Correios, que tão gentilmente recebeu os alunos da Escola Vidal Ferreira em sua agência em Pomerode”, relatou a professora Taira.
“Foi gratificante receber cartões contendo mensagens sobre a nossa importância na vida desses adolescentes”, afirmou a diretora Dóris Mathias Selhorst.
“Fiquei muito surpreso em receber os cartões postais na minha residência e feliz ao ler os textos, pois neles estavam escritos as razões que motivaram os alunos em me escreverem”, comentou o técnologo educacional Fabiano Pradié D'Oliveira.
“Foi uma surpresa bem legal, pois no cartão havia palavras carinhosas. Quem não ficaria feliz de receber cartão tão carinhoso? Agradeço muito a quem me escreveu e espero receber mais surpresas deste tipo”, acrescentou o secretário Ricardo Moretti.
“Foi um assunto novo para a nossa turma, pois a maioria dos alunos ainda não havia enviado um cartão postal”, concluiu a aluna da 8ª série Ana Caroline Goede.
Trabalhar com o cartão postal foi uma experiência nova para nós, pois além de aprendermos sobre o gênero também pudemos mandar mensagens para quem admiramos em forma de agradecimento. Agora, sempre que visitarmos outros lugares iremos comprar um cartão postal para enviar a quem nós gostamos.
Abraço dos jornalistas mirins Thalia Jaqueline Schuh e Fábio Kühl.