Nas aulas de História, os alunos do 7º ano tiveram contato
com o sistema feudal e suas principais características políticas, econômicas,
sociais e religiosas. Por ser rico em abordagens, o estudo da Idade Média, e
mais especificamente do período feudal, permite a experimentação didática. O
professor Roberto Henrique Wolter, em conversa com os alunos, decidiu dedicar
algumas aulas ao estudo de elaboração de maquetes. Os alunos se dividiram em
grupos e, após a pesquisa no Laboratório de Informática da escola, se reuniram
para desenvolver a atividade extraclasse. O empenho se refletiu em produções
extremamente elaboradas, contando com a participação de pais e outros parentes
em suas implementações. Seguindo as orientações do
professor, os alunos realizaram as apresentações das maquetes, buscando
relacionar os conceitos estudados com o projeto em sua materialidade. Para além
da apreensão de um conteúdo, a reflexão incluída na prática gerou o debate
sobre as percepções sobre o mundo atual e suas organizações. Observe abaixo os
grupos no momento da apresentação de suas produções.