sábado, 8 de novembro de 2025

Rumo ao Ensino Médio - O Legado da Turma do 9º ano da Escola Prof. Vidal Ferreira

 Rumo ao Ensino Médio


    Em 2025, a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode (SEFE) lançou o projeto Rumo ao Ensino Médio, direcionado aos estudantes da rede municipal que finalizam o Ensino Fundamental – especificamente as turmas do 9.º ano. 

    Na cidade de Pomerode (SC), o intuito é preparar os jovens para os desafios da próxima etapa escolar, fortalecendo o vínculo com a escola, desenvolvendo habilidades socioemocionais e promovendo a reflexão sobre o futuro. 

Destaque: “O Legado da Turma do 9.º ano da Escola Profº Vidal Ferreira”


    Na Escola Profº Vidal Ferreira, o 9º ano abraçou o tema “O Legado da Turma” dentro do programa, assumindo compromisso de deixarem uma marca positiva na comunidade escolar antes de avançarem para o Ensino Médio. O primeiro encontro do Rumo ao Ensino Médio ocorreu em 05 de abril, com o tema “Reflexão sobre o legado: Qual marca deixaremos na escola?

    Os alunos refletiram sobre valores, expectativas e o papel que cada um poderá assumir enquanto protagonista da própria aprendizagem. A iniciativa visa que, ao concluir o 9º ano, a turma leve consigo não só conhecimentos, mas também vivências significativas e um compromisso com a escola e a comunidade.

Impacto e expectativas

    Segundo balanço da prefeitura, o projeto alcançou cerca de 392 alunos das turmas de 9.º ano da rede municipal. Ao investir em reflexões, oficinas e preparo técnico-emocional, a SEFE espera não apenas uma transição mais tranquila para o Ensino Médio, mas alunos mais motivados, conscientes e aptos a fazer escolhas de continuidade nos estudos.

    Para a Escola Profº Vidal Ferreira, o foco no “legado” da turma do 9.º ano se revela como uma oportunidade singular de promover o protagonismo juvenil: os estudantes são convidados a pensar que marca desejam deixar, quais valores querem levar adiante e como podem contribuir para a cultura da escola.

O Legado


    A ideia nasceu do desejo de deixar uma marca na escola — uma lembrança que fosse além de algo físico. A turma quis compartilhar aquilo que aprenderam de mais valioso ao longo da sua trajetória: o conhecimento, a empatia e o prazer da leitura.

     Para tornar esse sonho possível, o 9º ano foi dividido em grupos menores, que se revezaram em dias específicos para aplicar o projeto. Cada grupo ficou responsável por visitar as turmas das séries iniciais — do 1º ao 3º ano — levando livros, histórias e, principalmente, atenção e carinho.

    A leitura não aconteceu apenas dentro da sala de aula. Ela se espalhou pelos diferentes ambientes da escola — pátios, biblioteca, corredores e até debaixo das árvores. A cada nova história, nascia também uma nova conexão entre quem ensina e quem aprende.

    Os alunos do 9º ano leram para os pequenos, ajudaram na interpretação, explicaram palavras mais difíceis e conversaram sobre os personagens e mensagens dos livros. Aos poucos, os menores começaram a se soltar, ler em voz alta e se sentirem confiantes, sabendo que tinham o apoio dos “maiorais” da escola.

    Foi um projeto repleto de trocas, risadas e descobertas Os mais velhos se sentiram valorizados e perceberam a importância de serem exemplo. Já os mais novos, se encantaram com a ideia de aprender com quem há pouco tempo também estava começando essa jornada escolar.

    Ao final, todos saíram ganhando.  O 9º ano deixou um legado de amor pelo conhecimento, e as turmas iniciais ganharam novos heróis, que ensinaram que aprender pode ser algo divertido e cheio de emoção.

    Este projeto representa a essência da nossa escola: ensinar, inspirar e transformar — juntos, como uma grande família de aprendizado e afeto.