A partir do
questionamento da professora: “O que fariam se tivessem que medir algum
comprimento, como por exemplo sua altura?” Os alunos do 3º ano deram
respostas como a do aluno Tomas Schubert: “Eu iria usar o metro que meu
pai usa, ele é pedreiro”. Este momento favoreceu a reflexão, compreensão
da necessidade que a humanidade teve de estabelecer uma unidade padrão
universal de medida de comprimento. Com material de apoio (10 tiras de 10 cm
cada) os alunos construíram o metro. A professora propôs o sorteio de 6 alunos
do grupo para que os mesmos fossem medidos em sua altura, utilizando-se do
metro construído. A partir da primeira medição, os alunos foram desenvolvendo a
observação e análise, o confronto e as aproximações, entre a altura dos
colegas. As medidas foram registradas em tabela e a construção de gráfico em
barras, favorecendo aos alunos a assimilação do uso das unidades de
medida metro e centímetro ( m e cm). Em seguida foram criadas situações problemas
como por exemplo:
- Dos seis aluno, quem é o mais alto?
- Organize as medidas das alturas em ordem crescente;
A partir
destas atividades os alunos utilizaram o metro para medir e registrar a sala de
aula, o quadro, a mesa, a janela.
Durante a
atividade a aluna Iasmyn G. Frotscher observou que “das medidas dos 6 alunos,
os meninos são maiores”, já o Thomas E. Wendorf usou o metro construído e fez
várias medidas em sua casa.
Os alunos
comentaram que gostaram muito da atividade pois puderam medir muitas coisas na
escola e depois em suas casas.
Texto
da professora do 3º Ano Tania Elizabeth Burger Krieger