quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto Música e Identidade Social

Nós, alunos da 8ª série, fizemos um trabalho intitulado “Música e Identidade Social”. Este tema é mencionado no final da apostila da editora OPET da 8ª série do 1º bimestre.

O trabalho foi realizado em trios. Cada equipe recebeu uma música e a proposta era pesquisar sobre essa música respondendo as perguntas: Quando foi composta; por quem; como estava o Brasil naquela época; sobre o que falava realmente essa música; se ela criticava algo ou se ela problematizava alguma situação.

A atividade comprendeu várias etapas: Iniciamos com a pesquisa sobre a música por meio da internet; escrita da resenha; ensaio do trabalho e da música. A apresentação, que foi realizada em sala de aula, contou com a presença de 3 juradas, as quais foram a professora de português Taira Franciele Skerke, a psicopedagoga Cátia L. dos Santos Portal e a orientadora da escola Mariléa Dallmann de Almeida.

Segundo a professora Taira, o objetivo do trabalho foi ampliar horizontes, ou seja, conhecer as músicas e começar a ter uma leitura mais crítica do que lemos e ouvimos.

“Achei o trabalho bem inovador, com uma forma bem descontraída para aprender, além de conhecermos mais sobre a história do Brasil, contada nas músicas que apresentamos”, afirmou a aluna Aline Vieira Fernandes, da 8ª série.

“Os alunos da 8ª série fizeram uma excelente apresentação no Projeto Música e Identidade Social. Até então, eu não tinha associado a letra de algumas das músicas apresentadas com a época em que fizeram sucesso, pude verificar que os compositores escreviam as letras das músicas conforme a situação que o país estava vivendo. Foi muito bom, a professora Taira e os alunos estão de parabéns!”, ressaltou a orientadora Mariléa.

Sem dúvidas, este trabalho foi muito importante para aprimorar nosso conhecimento, como já foi citado no texto, tanto na própria disciplina de português quanto no nosso conhecimento sobre a história do Brasil.