terça-feira, 3 de abril de 2012

Transformando músicas e poemas


Neste ano, na matéria de português temos uma professora nova, a professora Taira Franciele Skerke, e os nossos primeiros assuntos foram paródia e paráfrase. Os alunos da 8ª série da E.E.B.M. Professor Vidal Ferreira, como tarefa no primeiro final de semana após o início das aulas, tiveram que procurar um poema ou poesia e fazer uma paráfrase e, mais tarde, procurar uma música para fazer uma paródia.

Segundo a professora de Português, paráfrase é a reescrita das ideias centrais de um texto, com palavras diferentes. Já a paródia, continua a docente, é um exemplo de relação intertextual, constitui uma nova interpretação, uma recriação de uma obra já existente, em geral, consagrada.

Para começarmos a paráfrase precisamos de um poema ou poesia. Para construir a paródia, no entanto foi necessário procurar uma música.

Uma semana depois de a professora ter passado a tarefa, os alunos tiveram que apresentar para a professora e um pequeno júri formado pela diretora da escola, Dona Dóris Mathias Selhorst, pela orientadora educacional Mariléa Almeida, pelo tecnólogo Fabiano Pradié D’ Oliveira e pelo bibliotecário José Mauricio Crossa de Castro.

O tecnólogo Fabiano Pradié D'Oliveira comentou: “gostei muito das apresentações pois mostraram a criatividade através de letras engraçadas, também incorporando preocupações ecológicas e socias”. O aluno Matheus Piske avaliou a experiência como muito interessante.

O bibliotecário José Maurício analisou: “achei bem legal, gostei por terem usados músicas atuais, as letras das músicas foram muito criativas, mas atentar a apresentação, para interpretar de uma forma clara, para que todos possam entender a letra da música”.

A orientadora Mariléa Almeida, por fim, ressaltou: “os alunos da 8ª série fizeram na aula de português, com a professora Taira, paródias com letras da Música Popular Brasileira (MPB). Usaram temas diversos e com muita criatividade conseguiram fazer excelentes paródias. Todos os grupos apresentaram seu trabalho e a turma soube respeitar os colegas. Foi um momento muito especial para a turma e para nós, professores, que assistimos”.

Um abraço dos jornalistas mirins Fábio Kühl e André V. M. Silva.